segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Inaugurada hoje, sede do Metrópole Digital foi construída com recursos das emendas de Rogério

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugura nesta segunda-feira (08), às 14h30, as duas unidades (I e II) do Instituto Metrópole Digital (IMD). O novo prédio custou R$ 19.432.756,18, recursos oriundos de emendas parlamentares do então deputado federal Rogério Marinho (PSDB), criador do projeto.

“O Metrópole Digital é hoje um orgulho para todo o Rio Grande do Norte. É o início do nosso polo de tecnologia da informação. Em alguns anos, nosso estado estará consolidado como uma referência nesta área do mercado de trabalho, a que mais cresce no mundo. E o melhor é olhar para trás e perceber que todo o nosso esforço valeu à pena”, disse Rogério.

 Com o dinheiro, foram construídos o Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT) e o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI). O primeiro, tem uma área construída de 8.033,73 m², enquanto o segundo ocupa uma área de 1.603,78 m².

No CIVT são dois blocos de quatro pavimentos, com salas de aulas e o setor administrativo, contando ainda com um centro de convenção para 120 pessoas, quatro auditórios, 13 salas para reuniões, um Data Center, seis salas para empresas, 33 incubadoras, 19 laboratórios, 19 salas para professores e seis para professores visitantes. O NPITI, tem quatro pavimentos (incluindo o térreo), abriga salas de reunião, seis salas de incubação de empresas, um laboratório de prototipagem, um auditório, 15 laboratórios de pesquisa, um secretaria, um pátio coberto e oito banheiros.

O Metrópole Digital abriga um total de 1.506 alunos dos cursos técnicos, 350 alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação, 31 da pós-graduação (Residência e Mestrado Profissional em Engenharia de Software), 10 empresas incubadas e 10 pré-incubadas, além de diversos laboratórios de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário